Nosso cérebro é formado por várias células que se comunicam entre si através de impulsos elétricos gerados espontaneamente. Para entender de forma mais profunda e direcionar tratamentos personalizados, contamos com o Eletroencefalograma (EEG). Este exame desempenha papéis específicos, adaptando-se a diferentes investigações de condições de saúde, indicado conforme a orientação do médico responsável.
Existem vários tipos de eletroencefalograma (EEG), confira alguns que separamos para você:
EEG em vigília:
O tipo mais comum, realizado com o paciente acordado, para avaliar a atividade cerebral em condições de consciência plena.
EEG em sono:
Realizado durante o sono do paciente, para detectar alterações cerebrais que podem surgir durante o sono, como apnéia do sono.
EEG com mapeamento cerebral:
Utiliza um software para gerar um mapa colorido da atividade cerebral, permitindo uma análise mais detalhada das áreas observadas.
EEG em vigília com provas de ativação:
Realizado com o paciente acordado e realizando algumas atividades específicas, como hiperventilação ou estimulação luminosa intermitente.
EEG especial – UTI:
Fundamental para monitorar pacientes em unidades de terapia intensiva.
EEG ocupacional:
Requerida como parte do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), é uma versão simplificada do exame, com menos eletrodos e duração reduzida.
❓Ficou com alguma dúvida? 🔽
☎️ (38) 3531-1567
🏨 Horário de Atendimento Segunda a Sexta 8h às 17h
➡️ Clínica Neurológica: consultas em Neurologia, Eletroencefalograma, Polissonografia de noite inteira respiratória domiciliar e Aplicação terapêutica de toxina botulínica (Espasticidade, Distonias, Espasmo Hemifacial e blefaroespasmo).