A doença de Ménière é uma doença causada pelo excesso de endolinfa, líquido presente no ouvido interno. Normalmente, esse líquido é secretado e absorvido de forma contínua, sendo mantido em quantidades ideais. Na doença de Menière, existem problemas na produção ou na absorção, deixando a substância em excesso no ouvido.
Quais são as causas da doença de Ménière?
A causa da doença de Ménière ainda não é bem esclarecida. Porém, acredita-se que a condição pode ter relação com outras doenças, como alergias, otites, otosclerose e distúrbios metabólicos, por exemplo.
Quais são os sintomas da doença de Ménière?
Os sintomas da síndrome de Ménière podem variar de um paciente para outro, porém, os principais estão relacionados a:
- Vertigens, que podem durar até 24 horas em casos mais graves;
- Entupimento/pressão no ouvido;
- Perda do equilíbrio;
- Zumbido no ouvido;
- Diminuição ou perda da audição;
- Enxaqueca.
Se tenho sintomas da doença de Ménière, que médico devo procurar?
Na ocorrência dos sintomas descritos anteriormente, você deve procurar um médico otorrinolaringologista.
Como é feito o diagnóstico da doença de Ménière?
O diagnóstico da doença de Ménière pode ser realizado por meio de sintomas como a ocorrência de dois ou mais episódios de vertigem com cerca de 20 minutos cada. Para confirmar a condição, também pode ser necessária a realização de exames como a audiometria e a ressonância magnética.
A doença de Ménière tem cura?
Não existe cura para a doença de Ménière, mas o médico pode sugerir tratamentos para aliviar os sintomas, principalmente a sensação de vertigem.
Qual é o tratamento da doença de Ménière?
O tratamento para a doença de Ménière deve ser indicado por um especialista. Em geral, são receitados medicamentos para controlar as crises principais e os enjoos. Esses remédios podem incluir diuréticos, betaistina, vasodilatadores, corticoides ou imunossupressores para diminuir a atividade imune no ouvido.
Além disso, também é recomendada a mudança de alguns hábitos, como o controle na ingestão de sal, álcool ou cafeína. Isso pode prevenir as crises.
Fonte da notícia: www.rededorsaoluiz.com.br
❓Ficou com alguma dúvida? 🔽
☎️ (38) 3531-1567
🏨 Horário de Atendimento Segunda a Sexta 8h às 17h
➡️ Clínica Neurológica: consultas em Neurologia, Eletroencefalograma, Polissonografia de noite inteira respiratória domiciliar e Aplicação terapêutica de toxina botulínica (Espasticidade, Distonias, Espasmo Hemifacial e blefaroespasmo).