Transtornos neurológicos são doenças que acometem as estruturas do sistema nervoso.
Dividido em central e periférico, o sistema nervoso é o responsável por transmitir impulsos elétricos que resultam em movimentos voluntários e involuntários.
Seu principal órgão é o cérebro, estrutura complexa que tem a função de formar comandos para que o corpo realize as atividades diárias.
Diferentes desordens podem atrapalhar a formação dos comandos ou sua transmissão, provocando sintomas bastante diversos.
Afinal, as estruturas nervosas estão presentes em todo o organismo – o que explica a variedade dos transtornos neurológicos.
Nesse cenário, um dos males mais comuns é a epilepsia, que afeta cerca de 50 milhões de pessoas em todo o planeta, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Conforme alerta a OMS, 80% dos casos de epilepsia estão em países de baixa e média renda, onde mais de 70% dos pacientes não têm suporte médico para tratar a doença.
Disseminar informação confiável sobre esse e outros transtornos neurológicos é fundamental para mudar esse quadro.
O primeiro passo é compreender que esses males são reflexo de desordens no sistema neurológico, gerando reações que estão fora do controle do indivíduo.
Muitos deles respondem bem a terapias com medicamentos, inclusive a epilepsia, que tem resposta positiva em 70% dos casos tratados com remédios.
❓Ficou com alguma dúvida? 🔽
☎️ (38) 3531-1567
🏨 Horário de Atendimento Segunda a Sexta 8h às 17h
➡️ Clínica Neurológica: consultas em Neurologia, Eletroencefalograma, Polissonografia de noite inteira respiratória domiciliar e Aplicação terapêutica de toxina botulínica (Espasticidade, Distonias, Espasmo Hemifacial e blefaroespasmo)..