A Meralgia Parestésica é a compressão do nervo femoral lateral da coxa, que leva à diminuição da sensibilidade da região lateral da coxa, além de dor e sensação de queimação.
Esta condição acontece com mais frequência em homens, no entanto pode ser bastante comum em gestantes, pessoas obesas ou que usam roupas muito apertadas, comprimindo o nervo e causando dor na coxa.
O diagnóstico de meralgia parestésica é confirmado principalmente com base nos sintomas e o tratamento é feito com o objetivo de aliviar os sintomas, sendo recomendado, por exemplo, a perda de peso e o uso de roupas mais folgadas. A cirurgia para descomprimir o nervo só é indicada quando os sintomas são persistentes e não melhoram.
Possíveis causas:
Sobrepeso ou obesidade;
Uso de cintas ou roupas muito apertadas;
Gravidez;
Esclerose múltipla;
Após cirurgias do quadril, região abdominal e inguinal;
Síndrome do túnel do carpo, em que há comprometimento de nervos periféricos;
Pancada direta na coxa, acometendo o nervo.
Além dessas causas, a meralgia parestésica pode acontecer quando se senta com as pernas cruzadas ou durante exercício físico, por exemplo, causando a sensação de dormência ou formigamento, mas que desaparece ao descruzar as pernas ou ao parar o exercício.
❓Ficou com alguma dúvida? 🔽
☎️ (38) 3531-1567
🏨 Horário de Atendimento Segunda a Sexta 8h às 17h
➡️ Clínica Neurológica: consultas em Neurologia, Eletroencefalograma, Polissonografia de noite inteira respiratória domiciliar e Aplicação terapêutica de toxina botulínica (Espasticidade, Distonias, Espasmo Hemifacial e blefaroespasmo)..