A Distonia Focal da Mão Específica também conhecida como Cãibra do Escrivão, é um distúrbio neurológico caracterizado pela contração involuntária de músculos que podem se estender dos dedos das mãos até o ombro.
Seus sintomas aparecem quando o paciente está realizando tarefas que geralmente demandam coordenação motora fina da mão ou braço. Entre elas escrever, digitar e até tocar instrumentos musicais.
Com incidência mais comum em profissionais que fazem esforços repetitivos como músicos e escritores, a Distonia Focal da Mão Específica tem como principal sintoma uma postura anormal da mão durante a realização de uma atividade específica. No entanto, esta situação não ocorre em outras atividades que não exijam tanto controle dos movimentos.
O distúrbio começa de maneira sutil, com sintomas leves que se agravam gradualmente e depois se estabilizam. O mais comum é que a mão apresente uma posição anormal durante a realização de uma tarefa, mas também podem estar presentes espasmos e tremores.
Quando se desenvolve em crianças, a Distonia Focal da Mão pode ser um sinal de Distonia Generalizada. Já em adultos, a doença começa entre homens e mulheres com idades entre 30 e 50 anos.
O diagnóstico da Cãibra do Escrivão é feito através da avaliação de um neurologista especialista em distúrbio do movimento. Para isso, podem ser solicitados exames como eletroneuromiografia, ressonância magnética, testes genéticos e laborais.
❓Ficou com alguma dúvida? 🔽
☎️ (38) 3531-1567
🏨 Horário de Atendimento Segunda a Sexta 8h às 17h
➡️ Clínica Neurológica: consultas em Neurologia, Eletroencefalograma, Polissonografia de noite inteira respiratória domiciliar e Aplicação terapêutica de toxina botulínica (Espasticidade, Distonias, Espasmo Hemifacial e blefaroespasmo)..