A dor lombar, também conhecida como lombalgia, é um sintoma que se manifesta como desconforto ou dor na região inferior da coluna vertebral, pode ser aguda ou crônica.
A dor lombar aguda é intensa e surge de repente, geralmente após um esforço físico, a dor lombar crônica é menos intensa, mas persiste por mais tempo.
Algumas causas da dor lombar são:
Má postura
Estiramento ou sobrecarga dos ligamentos
Fissura do ânulo fibroso
Hérnia de disco
Estenose do canal lombar
Artrite reumatoide
Para aliviar a dor lombar, pode-se: Praticar exercícios físicos leves e moderados, Aplicar compressas de água quente ou gelada, Fazer massagens, Repousar levemente, Melhorar os hábitos alimentares e a qualidade do sono.
Confira abaixo alguns exercícios que podem ajudar a aliviar a dor lombar:
Alongamento lombar:
Deitado de costas, dobre os joelhos e puxe-os para o peito, segurando por 15 a 30 segundos. Repita 2 a 3 vezes.
Flexão de quadril em pé:
Fique em pé com os pés na largura dos quadris e incline o tronco para a frente, mantendo as costas retas. Levante uma perna para trás, volte à posição inicial e repita com a outra perna.
Extensão da lombar:
Deite-se de bruços, coloque as mãos na nuca e deixe as pernas estendidas. Erga o tronco e as pernas, depois volte à posição inicial.
Superman:
Deite-se de barriga para baixo, inspire, e quando soltar o ar, eleve o tronco e as pernas. Mantenha os ombros e cervicais relaxados, contraindo os glúteos.
Alongamentos de yoga:
Posicionamento de criança, de cobra, de cachorro com face para baixo, joelho no peito, gato e vaca.
Andar de costas:
Caminhe de frente e volte de costas em um lugar grande e reservado.
Outros exercícios que podem ajudar são: Mobilidade de coluna, Rotação de coluna, Prancha, Elevação de quadril (pélvica), Perdigueiro.
❓Ficou com alguma dúvida? 🔽
☎️ (38) 3531-1567
🏨 Horário de Atendimento Segunda a Sexta 8h às 17h
➡️ Clínica Neurológica: consultas em Neurologia, Eletroencefalograma, Polissonografia de noite inteira respiratória domiciliar e Aplicação terapêutica de toxina botulínica (Espasticidade, Distonias, Espasmo Hemifacial e blefaroespasmo).