A leucemia, em especial as agudas, podem afetar o sistema nervoso central (SNC). A infiltração neoplásica meníngea é a principal complicação neurológica destas doenças e, quando acontece, determina um pior prognóstico.
O exame de LCR, através da citomorfologia e da imunofenotipagem, é imprescindível para o diagnóstico da infiltração meníngea nas leucemias. Além de diagnosticar esta complicação, o LCR é também necessário para identificar potenciais neuroinfecções oportunistas. E, em pacientes com infiltração do SNC, a punção lombar pode ser usada para infusão intratecal de quimioterápicos, aumentando a eficácia terapêutica.
As complicações neurológicas nas leucemias são comuns e pioram muito o prognóstico dos pacientes. Nem sempre há sintomas, e eventualmente eles são tardios. Por isso, o rastreio em LCR está sempre indicado em pacientes com leucemias agudas.
❓Ficou com alguma dúvida? 🔽
☎️ (38) 3531-1567
🏨 Horário de Atendimento Segunda a Sexta 8h às 17h
➡️ Clínica Neurológica: consultas em Neurologia, Eletroencefalograma, Polissonografia de noite inteira respiratória domiciliar e Aplicação terapêutica de toxina botulínica (Espasticidade, Distonias, Espasmo Hemifacial e blefaroespasmo).