Alcoolismo e Problemas Neurológicos.

Dificuldades em andar, visão borrada, fala arrastada, tempo de resposta retardado e danos à memória. De maneira clara, o álcool afeta o cérebro. Alguns dos prejuízos causados pelo consumo do álcool ocorrem já nas primeiras doses ingeridas, e tendem a desaparecer tão logo o organismo termine de processar o álcool ingerido. Por outro lado, consumos…

Síndrome das pernas inquietas.

A síndrome das pernas inquietas ou síndrome de Ekbom é um distúrbio que se manifesta predominantemente nos momentos de repouso, o que compromete a qualidade de vida das pessoas. O fato da síndrome manifestar-se predominantemente nos momentos de repouso faz a qualidade de vida fica comprometida, uma vez que a pessoa não consegue ir ao…

ataxia

O que é Ataxia?

A Ataxia é na verdade um sintoma de alguma doença ou condição médica diferenciada e não uma doença em si. Ela deve ser interpretada como sendo um sinal de que algo não está funcionando corretamente e que é preciso buscar ajuda médica para entender o que a ataxia pode estar indicando. A ataxia é definida…

Como ocorre o trauma Raquimedular?

Como ocorre o trauma Raquimedular?

Traumas raquimedulares ocorrem a partir de traumatismo na medula espinhal, como em acidentes de carro ou quedas, por exemplo. Há muitas formas de ocorrer traumatismo da medula espinhal, como lesões esportivas ou até mesmo agressões. Quando ela ocorre, é importante que um especialista acompanhe imediatamente a situação, pois dependendo da gravidade do trauma, o paciente…

Demência Frontotemporal

O que é Demência Frontotemporal ou DFT?

A demência frontotemporal, ou DFT, antigamente conhecida como doença de Pick, é um conjunto de distúrbios que atingem partes específicas do cérebro, chamados de lobos frontais. Esses distúrbios cerebrais provocam alterações de personalidade, de comportamento e levam à dificuldade de compreender e de produzir a fala. Este tipo de demência é um dos principais tipos…

epilepsia mioclonica juvenil

O que é Epilepsia Mioclônica Juvenil?

A epilepsia mioclônica juvenil é a mais comum das epilepsias genéticas generalizadas, sendo responsável por aproximadamente 5% a 10% de todas as epilepsias. Começa mais comumente entre 12 e 18 anos de idade em indivíduos com neurodesenvolvimento normal e tem uma leve predileção por mulheres (60%). Pacientes com epilepsia mioclônica juvenil geralmente apresentam uma convulsão…